blogpost2

Como as transformações do mundo afetam o seu trabalho como motorista?

É um pouco surreal parar e olhar para algumas coisas do passado recente: há 10 anos, os smartphones ainda eram novidade; há 20 anos, ninguém imaginava que poderia pedir comida através de um aplicativo; há apenas 50 anos, então, o mundo era algo completamente diferente.

Se as mudanças estão cada vez mais rápidas, daqui 5 anos já viveremos em uma realidade completamente diferente – imagina daqui há dez anos? E a verdade é que passa voando – por isso é importante estar sempre de olho nas transformações do mundo e como elas afetam sua vida.

Neste texto, vamos analisar algumas transformações e como elas podem impactar o seu trabalho como motorista. Vamos lá?

Mudanças na tecnologia e os carros autônomos

É muito difícil prever o que vai acontecer com a tecnologia nos próximos anos – mas algumas coisas já mostram possíveis caminhos.

O primeiro deles é aquilo que as pessoas chamam de “wearable technology”, ou “tecnologias vestíveis” – itens como relógios ou óculos que podem ser utilizados como telas, por exemplo. Com elas, será possível realizar diferentes tarefas sem precisar pegar o telefone, como chamar um motorista de aplicativo pelo próprio relógio utilizando a localização automaticamente. O principal e mais importante é que as novas tecnologias vão facilitar e baratear o acesso das pessoas – então, vai ficar mais fácil para qualquer pessoa utilizar serviços como Uber, Cabify ou 99.

O desenvolvimento de novas tecnologias também pode ser benéfica para o bolso dos motoristas. Além de otimizar o desempenho dos carros, economizando no gasto de combustível, carros com motores elétricos, por exemplo, podem representar uma transformação grande na economia, barateando os custos – especialmente com a disseminação de sistemas mais ecológicos de geração de energia, como a solar.

A grande mudança no futuro talvez sejam os carros autônomos – sem motoristas e controlados por computador. Apesar de ainda em desenvolvimento, empresas grandes como a Google e a própria Uber tem investido esforços para evoluir ainda mais rapidamente esta tecnologia.

E o que isso pode impactar? Além de aumentar a segurança nos trânsitos, pode tornar obsoletas áreas como as autoescolas, já que o número de pessoas tirando carteira de motorista já está caindo e tende a diminuir ainda mais. E para quem trabalha como motorista, talvez esta profissão pare de existir ou passe a funcionar de maneira completamente diferente do que conhecemos hoje.

O importante é que ainda teremos alguns anos pela frente – mas como o tempo voa, é bom você se preparar para ser sempre um Motorista 5 estrelas, se destacar e estar ligado em todas as mudanças que podem impactar sua vida. Somente os melhores profissionais sobrevivem em épocas de grandes transformações.

Mudanças nas relações trabalhistas

Já existem inúmeras discussões mundo afora sobre as relações trabalhistas para quem é motorista por aplicativo, por exemplo – aqui no Brasil mesmo, a questão da contribuição ao INSS está em pauta e muita coisa pode mudar nos próximos tempos.

Com todas as mudanças que temos pela frente, talvez a tecnologia mude de vez a forma como encaramos o trabalho. Afinal, sempre é dito que a tecnologia ajudaria as pessoas a trabalhar de forma mais inteligente, alcançando melhores resultados com menos esforço. Enquanto algumas pessoas utilizam isto a seu favor, outras acabam na verdade seguindo o caminho errado – usando a tecnologia para trabalhar mais, sem muitos impactos nos seus resultados.

No nosso curso Motorista 5 Estrelas, nós damos várias dicas sobre como você pode otimizar o seu tempo para potencializar seus resultados. E aqui, vamos reforçar uma coisa que é muito importante no mundo em que vivemos: a tecnologia evolui muito rápido, e em geral as mudanças são para melhor. Se você ficar sempre ligado nas novidades, se trabalhar com inteligência, com certeza vai conseguir colher mais frutos e ter uma vida melhor.

Mudanças nas relações cliente-prestador de serviço

Esta talvez seja uma das grandes mudanças que a tecnologia proporcionou – a forma como as pessoas encaram a relação entre os clientes e o prestador de serviços. Afinal, hoje em dia é muito fácil fazer inúmeras coisas pelo celular, desde encomendar uma pizza até contratar alguém para realizar uma faxina na sua casa.

E isto também impacta a forma como as pessoas encaram a qualidade dos serviços – agora, é possível dar uma nota, geralmente baseada nos sistemas de 1 a 5 estrelas, para avaliar o quanto o serviço foi bom. E o brasileiro é exigente – muitas vezes, considera que um bom serviço merece uma nota 4.

O impacto disso nos resultados do prestador de serviços pode ser grande. Afinal, você depende da sua nota para conseguir melhores corridas, por exemplo, ou até para continuar trabalhando com determinados aplicativos. Perder pontos por avaliações ruins pode prejudicar a sua evolução profissional e os resultados ao final do mês.

Então, é muito importante você sempre oferecer o melhor serviço possível. Muitas vezes, é oferecer agrados como água e bala para os passageiros. Outras, é fazer o essencial – atender com gentileza e um sorriso no rosto. Carro em bom estado de conservação, dirigir com segurança e não fazer comentários impróprios são outros fatores que contam muito.

No nosso curso Motorista 5 Estrelas, a gente aborda todas estas questões com mais profundidade – desde a preparação para a corrida, passando pelo momento da viagem até o encerramento. Se você quer ser um profissional diferenciado, dá uma olhadinha em tudo que preparamos para você.

Estas são apenas algumas das mudanças que o mundo está passando. Com certeza vamos falar mais sobre estes e outros assuntos em breve. Agora, queremos saber de você: o que acha que vai mudar no mundo daqui pra frente e como isso pode impactar seu trabalho como motorista? Conta pra gente.